quinta-feira, 28 de julho de 2011

Palestra na Diálogo Social

Dia 14/07 ministrei uma palestra sobre Mobilização de Recursos para ONGs no espaço “Diálogo Social”. Como de costume, recebi cerca de 20 pessoas, de todas as idades, interessadas em se profissionalizar nessa área tão fundamental para o desenvolvimento dos projetos sociais, culturais e ambientais.

terça-feira, 26 de julho de 2011

David Hume e a arrecadação de recursos para o Terceiro Setor

O filósofo inglês David Hume dizia que, em última instância, todo o conhecimento é derivado de uma lógica circular. Ou seja, em última instância, não podemos fundamentar em uma lógica externa qualquer conhecimento. Isto porque todo o nosso conhecimento é baseado na pressuposição de que as coisas tendem a se comportar como elas se comportaram no passado.


Liderança

É difícil encontrar um consultor, trabalhe ele para o terceiro setor ou para o setor privado, que não fale, em um momento ou em outro, de liderança. Essa palavra, inclusive, virou um paradigma de tudo o que é importante em gestão. É preciso liderar, é preciso saber como liderar.

Não discordo da importância de bons líderes para a formação de qualquer empreitada de sucesso. Mas acho importante frisar o outro lado da moeda: se queremos grandes líderes, precisamos de pessoas que estejam dispostas a serem lideradas. Em outras palavras, é importante que se ensine, também, a reconhecer lideranças; que se ensine a seguir.