quinta-feira, 28 de julho de 2011

Palestra na Diálogo Social

Dia 14/07 ministrei uma palestra sobre Mobilização de Recursos para ONGs no espaço “Diálogo Social”. Como de costume, recebi cerca de 20 pessoas, de todas as idades, interessadas em se profissionalizar nessa área tão fundamental para o desenvolvimento dos projetos sociais, culturais e ambientais.


A aula, que já dou há cinco anos, é um apanhado geral sobre os principais caminhos para a mobilização de recursos, com incentivos fiscais, para o terceiro setor. Durante a aula, fazemos desde um apanhado sobre as leis de incentivo fiscal até um plano de apresentação levando em conta os aspectos emocionais de uma proposta desse tipo.

Do lado fiscal, é feita uma apresentação breve e clara sobre as principais leis de incentivo fiscais do país. Cada uma das leis é colocada lado a lado, formando um quadro compreensivo dos diversos tipos de benefícios para cada setor. (Para entender melhor essa idéia, recomendo que vejam a apresentação de slides da aula aqui).

Além disso, tento frisar a importância das noções de causa e paixão para a arrecadação de recursos. A idéia de causa é fundamental porque os investimentos de uma empresa em um projeto não ocorrem em virtude de retornos econômicos. Pelo contrário, apoiar um projeto é, na grande maioria das vezes, custoso. Por isso, é importante que os representantes da empresa entendam que o dinheiro investido estará sendo utilizado em prol de um ideal. O dinheiro servirá à melhora do mundo.
Em segundo lugar, é preciso demonstrar paixão. Afinal, por mais que se trate de uma boa causa, bem elaborada e apresentada, o ouvinte (o empresário) precisa escutar o lado emocional da causa. Não basta uma compreensão racional – é preciso sentir que o tema abordado é importante. E a importância não pode ser apenas intelectual: deve ser urgente, gutural. Só quem sente a importância de uma causa pode transmitir (emocionalmente) essa importância.

Enfim, a aula, de cerca de oito horas, fala muito mais do que poderia resumir nessas linhas, mas acho que esse é um bom apanhado geral. Aos interessados, ministro o curso ao menos duas vezes por ano – se tiver interesse, clique aqui e nos avise!  Mais informações sobre o espaço diálogo social aqui e mais informações sobre a criando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário