terça-feira, 26 de julho de 2011

Liderança

É difícil encontrar um consultor, trabalhe ele para o terceiro setor ou para o setor privado, que não fale, em um momento ou em outro, de liderança. Essa palavra, inclusive, virou um paradigma de tudo o que é importante em gestão. É preciso liderar, é preciso saber como liderar.

Não discordo da importância de bons líderes para a formação de qualquer empreitada de sucesso. Mas acho importante frisar o outro lado da moeda: se queremos grandes líderes, precisamos de pessoas que estejam dispostas a serem lideradas. Em outras palavras, é importante que se ensine, também, a reconhecer lideranças; que se ensine a seguir.


Nesse sentido, uma palestra do TED (com legendas em português) se destaca de uma maneira muito interessante. O vídeo, de apenas 3 minutos, é uma pequena lição de como se iniciar um movimento. Mas, ao invés de se focar apenas no primeiro líder, é enfatizada a importância do primeiro seguidor. Nas palavras do palestrante (Derek Silvers), é o primeiro seguidor que transforma “um maluco solitário em um líder”.
 Dessa maneira, é importante concluir com uma lição talvez óbvia, mas freqüentemente esquecida: o mundo precisa de menos líderes do que de seguidores. Se todos nós estivermos o tempo inteiro tentando liderar, acabaremos perdendo a parte mais importante: o movimento, o conjunto de pessoas que, juntas, produzem alguma coisa interessante. Em outras palavras, talvez não devêssemos pensar tanto em como liderar, mas também em quem seguir, e por que.

Nenhum comentário:

Postar um comentário